Escrito por 12 setembro, 2022

Historicamente o dia 5 de setembro foi escolhido pelo imperador D. Pedro II no ano de 1850 para criar a província da Amazonas, atual estado do Amazonas. Porém, a data comemorativa foi instituída pela Lei nº 11.621, de 19 de dezembro de 2007, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da maior floresta tropical do mundo e da sua biodiversidade para o planeta.

Como a floresta Amazônica representa um terço das florestas tropicais do mundo, seu papel é indiscutível no enfrentamento das mudanças climáticas. Sua importância vai desde garantir a qualidade do solo, dos estoques de água e conservação da enorme biodiversidade. Concentrando 20% da água doce do planeta, a região Amazônica é fundamental no uso múltiplo dos recursos hídricos (água potável, navegabilidade, aproveitamento energético, pesca, lazer, etc).

A floresta também é uma peça-chave para a agricultura, pois é através dela que acontecem os processos de transpiração e evaporação das plantas fundamentais para a manutenção do equilíbrio climático.

Ainda relacionada a atividade econômica, temos o extrativismo realizado por mais de 20 milhões de brasileiros que vivem desta atividade. Na Amazônia, temos quase meio milhão de famílias que vivem da extração de produtos florestais não madeireiros como óleos, resinas, castanhas e borracha. Além disso, a floresta Amazônica com seus povos indígenas é um verdadeiro santuário cultural com uma enorme diversidade de línguas, costumes e culturas.

Viva a Amazônia!