Escrito por 22 julho, 2022

 

O açaí conhecido por ter uma polpa com grande poder nutritivo, é consumido mundialmente em bebidas, mix de frutas, sorvetes e cápsulas. Os Estados Unidos lideram o ranking mundial como o principal destino internacional do açaí sendo o principal consumidor das exportações brasileiras da fruta. O país possui um público que busca por uma alimentação mais saudável e por isso ele tem sido cada vez mais incorporado em restaurantes e lanchonetes especializadas em alimentos práticos e rápidos, além, é claro, dos já conhecidos suplementos de academia e das receitinhas fit. Só no ano de 2018, os Estados Unidos foram responsáveis por receber 40% das exportações brasileiras, cerca de mil toneladas, movimentando, assim, em torno de US$ 2,7 milhões. Por muito tempo, os Estados Unidos e o Japão recebiam quase a totalidade de açaí exportado pelo Brasil. No país asiático, a fruta fez bastante sucesso entre os locais e passou a ser conhecida como a “super fruta do Amazonas”.

E depois a frutinha roxa se espalhou pela Europa principalmente na Alemanha, Bélgica, França, Holanda, Áustria, Suécia, Portugal e Espanha. E não podemos nos esquecer de citar também os países do Oriente como Israel e Emirados Árabes!

Na Espanha desde sua capital Madri até ao sul em Barcelona, se vê cartazes com os dizeres “Conozca la fruta más de moda en Brasil”

Curiosidade . Você sabia do sucesso que o açaí faz na Oceania?

Seja em Sidney, na Austrália, ou em Oakland, na Nova Zelândia, centenas de cafés, restaurantes e casas atraem o povo do surf com cartazes coloridos com fotos da frutinha brasileira acompanhados de dizeres como: “Acai juice, the brazilian energy” (“Suco de açaí, a energia brasileira”) e “the original brazilian power juice” (O original suco energético brasileiro”).