Escrito por 2 setembro, 2022

O palmito é um alimento extraído de algumas espécies de palmeiras como açaí, pupunha, juçara e palmeira real. Originário da América do Sul, o Brasil se destaca por ser um dos principais produtores desta iguaria.

Na culinária, o palmito é bastante valorizado pela sua versatilidade. Pode ser consumido em uma diversidade de pratos como: saladas, tortas, quiches, estrogonofes, pastéis, pizzas, aperitivos e até mesmo substituir a carne em dietas veganas ou vegetarianas…

Além de saboroso, o palmito possui uma série de benefícios à saúde!

-Por ser um alimento rico em fibras, ele faz com que o alimento demore mais para ser digerido no estômago aumentando a saciedade. As fibras também favorecem o trânsito intestinal. Além disso, esta delícia é pouco calórica sendo muito útil em dietas de emagrecimento,

-Contém várias vitaminas como vitamina C, A e complexo B, ajudando a fortalecer o sistema imunológico

-Auxilia na regulação da pressão arterial pois contém cálcio e potássio que são essenciais para o funcionamento do coração e vasos sanguíneos.

 

Curiosidade: O palmito já era saboreado pelos índios antes mesmo da chegada dos portugueses por aqui. Estes gostaram tanto da iguaria quando pisaram em terras brasileiras, que Pero Vaz de Caminha incluiu o palmito na “primeira carta” enviada ao rei de Portugal, onde listava as riquezas da nova terra.