Escrito por 23 setembro, 2022

A região amazônica possui 15% de toda a biodiversidade do planeta, sendo que ainda há espécies desconhecidas! Estamos falando de milhares e milhares de espécies de plantas, animais e microrganismos como fungos, bactérias, vírus, protozoários etc.

Neste post, vamos abordar alguns aspectos desta biodiversidade relativos à fauna da Amazônia. Segundo dados da Embrapa, a região amazônica abriga 311 espécies de mamíferos, 1300 espécies de aves, 350 espécies de répteis, 163 espécies de anfíbios,1800 espécies de peixes. Além de toda esta riqueza animal, existem aproximadamente, 2,5 milhões de insetos na floresta. A maioria vive nas copas das árvores, alimentando-se de folhas e frutos.

Dentro desta imensidão de espécies animais, com certeza a onça-pintada (Panthera onca) é uma das principais vedetes conhecida internacionalmente pela sua beleza e porte! Ela é o maior felino das Américas e seu peso varia entre 35 e 140 Kg!

Segundo o Instituto Chico Mendes (ICMBio), a onça-pintada vive em vários biomas brasileiros num total de 55.000 felinos, mas é na Amazônia que se encontra a sua maior população (aproximadamente 40.000 indivíduos). Como são animais predadores, esses felinos precisam de grandes áreas preservadas para caçar e sobreviver, o que necessariamente implica em qualidade da água dos rios e das florestas. Por isso, as onças são consideradas bons indicadores de qualidade do ambiente, indicando a saúde ambiental da região.

Curiosidade: A onça-pintada possui a mordida mais forte entre os felinos (até mesmo que a dos tigres). A força da sua mandíbula é tão grande que consegue quebrar até cascos de tartaruga!