Escrito por 19 setembro, 2022

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) existem aproximadamente 40 mil espécies de plantas distribuídas em 4,196.943 km² de florestas densas e abertas. Algumas destas espécies são ainda desconhecidas pela comunidade científica. Das conhecidas, aproximadamente 150 estão ameaçadas de extinção devido ao desmatamento e queimadas em excesso.

A Amazônia é conhecida principalmente por sua floresta que se destaca pela extensão que ocupa, pela robustez e diversidade da vegetação e pela beleza de flores e frutos. É uma infinidade de árvores de grande importância no bioma, dentre elas: o açaí, a seringueira,buriti, andiroba, pupunha, mogno, cedro, cacau, cupuaçu, castanheira, guaraná e tucumã. Suas utilidades para os povos locais são muitas, desde alimentação, geração de renda, uso da madeira, resinas, frutos, óleos, látex e utilização nos preparos medicinais e ritualísticos.

São inúmeras as plantas utilizadas pelos indígenas e povos tradicionais como plantas medicinais. Entre as mais estudadas estão a copaíba, andiroba, sacaca e babosa.

Curiosidade:  A vitória régia é um dos símbolos mais bonitos da Amazônia. Encontrada nas áreas de várzeas e igapós, ela é considerada uma das maiores plantas aquáticas de todo o mundo, existindo registros de folhas com mais de dois metros de diâmetro. Esse nome foi dado em 1865 pelo botânico inglês John Lindley em homenagem a rainha Vitória do Reino Unido. Ele se encantou com a planta que até levou sementes para os jardins do palácio da rainha.