Escrito por 5 agosto, 2022

O “leite do Amapá” é um produto obtido das cascas de árvores conhecidas como amapazeiros que são nativas da Amazônia. Estas árvores podem ser encontradas nos estados do Pará, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Goiás (Brasil) e Guiana Francesa. Várias espécies vegetais são vulgarmente conhecidas como amapazeiros. Chama a atenção o fato de pertencerem inclusive a diferentes famílias botânicas. São árvores altas (atingem de 35 a 40 m de altura) e semelhantes em seu aspecto, têm frutos grandes de casca grossa.

A coleta do “leite-de-amapá” é feita através de um corte em diagonal na casca do caule com um machado deixando-se cair o exsudato em uma vasilha. Esse látex é utilizado pelas comunidades da região Norte como fonte alimentar e medicinal. O produto é altamente energético o que justifica o seu uso matinal pelas populações locais.  Nas feiras e lojas de plantas medicinais de Belém (PA) são encontradas garrafadas, óleos e resinas nas cores vermelha, laranja, amarela e branca.

Este “leite” é considerado um remédio poderoso, o “fortificante da Amazônia”, usado por muitos e muitos anos pela população rural e urbana. Ele possui propriedades farmacológicas para o tratamento de problemas pulmonares, gastrite, fraqueza e cicatrização. Também é usado como tônico por pessoas que sentem fraqueza, especialmente mulheres após o parto.

 

Curiosidade: Estudos da composição nutricional demonstraram presença de maior quantidade de minerais e proteínas no leite-de-amapá do que nos leites de soja e de vaca.