Escrito por 19 agosto, 2022

A palmeira real é uma planta nativa da Austrália e que se adaptou satisfatoriamente às condições ambientais do Brasil, por isso é também chamada de australiana ou seafórtia.

Por ser uma palmeira tipicamente de clima tropical, com elevado potencial produtivo, e que fornece palmito de excelente qualidade, ela vem se destacando na produção de palmito em nosso país.

Inicialmente, a Palmeira-Real era utilizada apenas como uma planta ornamental, com caráter de embelezamento de alamedas, residências, praças públicas, jardins, entre outros. De porte elegante, seu estipe geralmente é único, anelado e alcança de 15 a 25 metros de altura e cerca de 20 cm de diâmetro.

Posteriormente, descobriu-se que esta espécie de palmeira oferecia um grande potencial para a produção de palmito e, atualmente, ela ocupa uma posição de destaque entre as espécies que são exploradas com essa finalidade comercial. O palmito proveniente da palmeira real tem inúmeros benefícios como textura extremamente macia, sabor brando e delicado, cor branca, alto teor de fibras, baixo teor de açúcares e de gordura além de conter minerais como sódio, potássio, cálcio e fosforo.

Curiosidade: Estão entre as plantas mais antigas do mundo, presentes em praticamente todos os biomas e formações vegetais, sendo que a maioria habita as zonas úmidas. Seus registros datam 120 milhões de anos.